3 dicas valiosas: saiba como aliviar a TPM

Como se não bastasse a correria do dia a dia, muitas mulheres precisam enfrentar mensalmente a temida tensão pré-menstrual. Um período que as deixa em um estado maior de sensibilidade, atrapalhando inclusive algumas atividades rotineiras.

Mas por que isso acontece? Como fazer para amenizar os efeitos “daqueles dias”?
Veja aqui 3 dicas valiosas e saiba como aliviar a TPM.

 

O que é e por que as mulheres passam pela TPM? 

Para entender como funciona e saber como aliviar a TPM é preciso compreender primeiro o ciclo menstrual.

Um ciclo menstrual normalmente possui 28 dias, sendo os 14 primeiros o período de ovulação, quando ocorre o aumento dos níveis de estrogênio no corpo da mulher. A partir do 15º começa a preparação para a fecundação. Nesta fase os níveis de estrogênio começam a cair e ao final dos 28 dias ocorrem quedas hormonais bem bruscas.

Essa oscilação causa os sintomas físicos e psicológicos da tensão pré-menstrual, aparecendo desconfortos como alterações de humor, dor nos seios, inchaço entre outros.

Agora que você já sabe como seu corpo funciona, vamos às dicas!

 

Vitamina da felicidade 

Você já teve aquela vontade incontrolável de chorar antes e durante o período da menstruação? Às vezes ela vem em momentos inoportunos e deixa você mais vulnerável sem saber como aliviar a TPM, que apesar de ser normal, pode ser atenuada com o consumo de vitamina B6.

Alimentos ricos nessa vitamina como carnes (de boi, aves, peixes de água fria), leite e derivados, grãos integrais, batata, feijão, lentilha, grão-de-bico e oleaginosas, são responsáveis pela manutenção e energética e pelo equilíbrio hormonal.

 

Chocolate é preciso!

Quem acha que a TPM é apenas uma desculpa para driblar a dieta está muito enganado! O forte desejo por chocolate é na verdade seu corpo mandando sinais, você sabia? Pois é, essa vontade vem da necessidade do organismo em consumir mais magnésio nesse período.

E adivinhe só quem é rico em magnésio? Ele mesmo, o chocolate.

Mas fique atenta! Não é qualquer chocolate que possui essa propriedade. O chocolate escuro ou meio amargo é o mais rico em magnésio e benéfico para a saúde. Por isso, não basta consumir chocolates ricos em leite e gorduras.

Se você deseja evitar o doce, é possível substituir ou conciliar o chocolate amargo com outros alimentos como aveia, milho, lentilha, soja, arroz integral, vegetais verde escuros, avelãs e nozes.

 

Corra do estresse e do baixo astral

Os benefícios de praticar atividades físicas são indiscutíveis, mas você sabia que além do aspecto físico eles podem contribuir para a saúde da mulher durante o período de tensão pré-menstrual?

Ao praticar exercícios o corpo libera endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar, evitando a dor e acalmando a mente.

Não precisa sair correndo vários quilômetros, nem pagar mensalidades exorbitantes em academias. Uma caminhada basta para que você comece a sentir os efeitos no seu organismo. Experimente, mexa-se!

 

Além dessas dicas valiosas, não se esqueça de olhar com atenção para seu corpo. Fique atenta a qualquer sinal e procure sempre um especialista.

O Laboratório Vozza incentiva todas as mulheres a realizarem exames preventivos

Seu corpo, suas regras e seus cuidados. Previna-se!