Saúde no verão: 6 dicas de como aproveitar bem a estação

Estação de sol, férias e altas temperaturas, o verão é o queridinho dos brasileiros, e por aqui ele começa no dia 21 de dezembro! Mas como em qualquer outra época do ano é importante ficar atento para não se descuidar da saúde no verão. Veja aqui 6 dicas de como aproveitar ao máximo a estação.

 

Hidrate-se

Com as altas temperaturas é normal perdermos muita água e sais minerais devido a transpiração. Alguns dos sintomas da desidratação são dor de cabeça, tontura e boca seca. Mas antes que eles apareçam, é essencial realizar a reposição de líquido ingerindo pelo menos 2 litros diários de água mineral. Outra boa e deliciosa opção para garantir mais saúde no verão e hidratar-se, é consumir água de coco ou bebidas isotônicas.

Além disso, quem não gosta daquela cervejinha ou caipirinha para se “refrescar” durante os dias quentes de férias? Mas atenção, fique atento ao consumo excessivo de álcool, pois ele expulsa a água das células, provocando a desidratação. Se beber, procure hidratar-se sempre que possível. Além de bem hidratado, você evita aquela ressaca indesejada!

 

Cuidados com o sol

Além de elevar a temperatura corporal e ocasionar maior perda de líquido, a alta exposição solar é um fator de muita atenção para garantir um pleno estado de saúde no verão. Procure tomar sol antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas, pois são nestes períodos os raios solares estão menos intensos, o que consequentemente diminui os riscos de sofrer insolação.

Mas tomar cuidado apenas com a exposição não basta, aplique SEMPRE o filtro solar mesmo naqueles dias em que o sol esteja entre nuvens, pois ainda sim ocorre incidência de raios solares.

 

Alimentação

Você já reparou que no verão temos tendência a sentir menos apetite do que nas estações com temperaturas mais amenas? Isso porque com o calor nosso metabolismo desacelera e consequentemente, o mesmo ocorre com o nosso processo digestivo. Assim, é recomendável priorizar o consumo de alimentos mais leves e frescos, e de preferência suculentos, isto é, ricos em água.

Assim você evita uma indigestão ou intoxicações alimentares, também muito comuns nesta época do ano!

Caso precise comer fora de casa, prefira os produtos industrializados, já que seguem um padrão de qualidade mais rigoroso.

  

Na moda do verão

Outro fator importante é a vestimenta. Aposte em roupas frescas e claras, isso porque tecidos escuros tendem a absorver o calor. Evite tecidos sintéticos e invista em chapéus, bonés, e óculos escuros. Não é só uma questão de estilo, mas também de saúde e conforto!

 

Na água

Muitas pessoas se preocupam muito com os preparativos para viagem, e esquecem totalmente os perigos das atrações principais do verão: mar, piscina e rio! Nestes ambientes o cuidado deve ser redobrado com as crianças para evitar afogamentos, mas o mesmo vale para os adultos. Não entre na água após refeições, nem após o consumo de uma quantidade excessiva de álcool.

Não ultrapasse seus limites nem faça nenhum tipo de atividade perigosa, principalmente se você não soube nadar.

 

Faça um check-up

Para aproveitar suas férias com mais tranquilidade, programe-se para fazer um check-up e conferir como anda sua saúde. Assim, você pode tomar mais cuidado com a alimentação, por exemplo, e ficar em dia com sua saúde no verão.

 

 

Desfrute do verão com tranquilidade e bem-estar.

Para isso, conte com o Vozza e agende seu exame: (19) 3733-2400.