5 cuidados para manter a saúde nos dias de tempo seco

Com a umidade baixa, é preciso atenção e cuidados para manter a saúde nos dias de tempo seco.

Campinas e região já estão há mais de 30 dias sem chuvas. A baixa umidade do ar deixa o tempo muito seco, o que causa diversas complicações para a saúde e o agravamento das doenças respiratórias (confira as principais em nosso outro post: http://vozza.com.br/saiba-tudo-sobre-as-doencas-respiratorias-mais-comuns/).

Por isso, veja 5 cuidados para manter a saúde nos dias de tempo seco:

1) Fuja do sol

O tempo seco desidrata o corpo. Dessa forma, evite a exposição ao sol para não intensificar a desidratação. Os exercícios físicos ao ar livre também devem ser evitados no período entre 11h e 15h.

2) Umidifique o ambiente

Umidificar o ambiente é um dos principais cuidados para manter a saúde nos dias de tempo seco. Neste sentido, é importante evitar o ar condicionado já que o aparelho deixa o ar ainda mais seco.

Veja algumas dicas simples para umidificar o ambiente:

  • Bacia de água: Na hora de dormir, por exemplo, você pode colocar uma bacia de água no quarto. Isso ajuda a umidificar o ar e melhorar a respiração durante o sono. Ao longo do dia você também pode usar uma bacia ou qualquer outro recipiente com água para umidificar o ambiente em que você estiver.
  • Toalha molhada: Outra forma comum de umidificar o ambiente é utilizando uma toalha molhada. O tecido da toalha absorve facilmente a água, ao mesmo tempo em que facilita a sua evaporação. Basta pendurar a toalha molhada no ambiente.
  • Banho: Quando for tomar banho, você pode deixar a porta do banheiro aberta para que a umidade se espalhe para o resto da casa.
  • Umidificadores de ar: O umidificador é um aparelho que umidifica o ambiente, melhorando a qualidade do ar. No mercado existem diversos modelos disponíveis que controlam a emissão de vapor de água até que a umidade do ar desejada no ambiente seja alcançada.

3) Hidrate-se

A hidratação é um dos cuidados que não pode faltar para manter a saúde nos dias de tempo seco. É fundamental beber muita água mineral. Os sucos naturais e água de coco também são bem-vindos. Uma alimentação rica com frutas e verduras também auxilia o corpo na hidratação.

A dica para não esquecer de se hidratar é sempre ter uma garrafinha de água à mão. Na hora de dormir, deixe um copo com o líquido próximo a cama.

4) Mantenha a casa limpa

O clima seco favorece o acúmulo de poeira e isso pode desencadear doenças respiratórias. Manter a casa sempre limpa e arejada ajuda muito nos cuidados para manter a saúde nos dias de tempo seco. Utilize um pano úmido para retirar a poeira e principalmente para evitar que ela se espalhe pelo ar.

5) Cuidados com a pele

A pele também precisa de atenção. É necessário evitar banhos muito quentes, já que isso favorece o ressecamento. Utilize também creme hidratante para manter a boa saúde da pele. Lembramos que as vias aéreas também precisam de cuidados. Por isso, utilize soro fisiológico para lavar as narinas.