5 fatos sobre exame de sangue que você deveria saber

Seu médico solicitou alguns exames complementares e entre eles estão exames de sangue? Algumas pessoas ficam ansiosas e preocupadas antes de ir ao laboratório, por isso confira 5 fatos sobre exame de sangue que você deveria saber:

 1) É necessário fazer jejum antes do exame?

Uma das principais dúvidas das pessoas antes da realização do exame de sangue é sobre o tempo de jejum. Porém, é muito importante saber que não existe um período padrão para todos os exames. Em alguns casos, a coleta pode ser realizada com apenas 3 horas de jejum, enquanto para outros não é necessário ficar sem se alimentar.

Por isso, é necessário seguir as recomendações médicas, já que cada exame de sangue tem a sua especificidade. Para saber mais, leia este post: http://vozza.com.br/saiba-tudo-sobre-o-jejum-para-fazer-exames/

2) O que pode alterar o resultado do exame de sangue?

Exames realizados depois da prática de atividade física podem apresentar alterações. Exames como o de Glicemia, por exemplo, exigem que o paciente esteja em repouso antes da sua realização.

Alguns exames também podem sofrer alterações no resultado devido a alimentos ingeridos previamente. O exame de colesterol é um deles, por exemplo, que pode ter sua taxa alterada caso a alimentação inclua alimentos muito gordurosos ou o paciente adote uma dieta rígida no dia anterior ao exame. Por isso, o ideal é manter a alimentação habitual para que o resultado fornecido seja fiel a realidade.

Em relação a medicamentos, é importante informar ao laboratório caso esteja utilizando, para que isso seja levado em conta no resultado. Vale lembrar que na véspera da realização do exame de sangue se evite o consumo de álcool, assim como fumar cigarros.

3) Fazer exame de sangue dói?

Muitos pacientes ficam nervosos e com medo da agulha. Mas não se preocupe! Você sentirá apenas uma pequena picada na hora da realização do exame.

Além de ser um procedimento extremamente rápido (uma retirada normal pode demorar apenas segundos) o Laboratório Vozza conta com uma equipe preparada. São profissionais muito experientes que recebem um treinamento adequado para acalmar e cuidar dos pacientes.

Para diminuir a ansiedade e o nervosismo antes do exame de sangue, respire fundo, leia ou converse sobre algo agradável.

 4) Por que após a coleta, algumas vezes o local pode ficar arroxeado?

Algumas vezes após a coleta do sangue o local da picada da agulha pode ficar arroxeado. Isso na verdade nada mais é do que um hematoma: um extravasamento de sangue para fora da veia.

O hematoma pode ser formado porque as veias são muito finas e delicadas. Outro motivo causador é a pressão alta do paciente. Alguns medicamentos que alteram a coagulação do sangue também podem ocasionar o arroxeado.

Para evitar que isso ocorra, é necessário uma boa compressão no local logo após a coleta. Também é importante evitar realizar movimentos com força logo após o exame.

5)Preciso buscar o resultado no Laboratório?

Para sua comodidade, o Laboratório Vozza disponibiliza os resultados de exames para a retirada em qualquer uma de suas unidades de atendimento ou online. Para saber mais, acesse: http://vozza.com.br/entrega-de-resultados/