6 dúvidas sobre exames laboratoriais

Quando o médico solicita os exames laboratoriais, é natural que o paciente tenha alguns questionamentos antes de realizá-los. Pensando nisso, o Vozza selecionou 6 dúvidas sobre exames para você ficar sabendo de tudo antes mesmo de ir ao laboratório. Vamos lá?

1) Posso fazer a coleta da urina em casa?

A urina deve ser coletada preferencialmente no laboratório. Isso porque é necessário que sejam seguidas algumas orientações que evitam que a amostra seja rejeitada e não possa ser usada para a análise.

Algumas questões importantes são a higiene e assepsia durante a coleta (evitando a contaminação da amostra), assim como o transporte. Outra questão é que o primeiro jato deve ser desprezado. Isso faz com que o material represente exatamente o que está na bexiga, não sendo comprometido por fatores como uma inflamação da uretra.

Saiba mais aqui: http://vozza.com.br/saiba-tudo-sobre-o-exame-de-urina/

2) Posso fazer exame de sangue com febre?

Algumas pessoas ficam preocupadas em realizar exames de sangue quando estão gripadas, resfriadas ou com febre. Muitas vezes esse tipo de exame é justamente solicitado para o médico para verificar o que está causando a doença.

Porém, a doença interfere no resultado do exame caso o objetivo seja outro. Exames laboratoriais que avaliam aspectos metabólicos e imunológicos, por exemplo, podem ter os resultados alterados pela febre. Desta forma, é fundamental conversar com o médico e informar o laboratório antes de realizar o exame.

3) A menstruação pode interferir nos exames?

No caso do exames de urina, a menstruação pode interferir sim. Por isso, de preferência deve-se esperar até que o período termine para a realização deste tipo de exame. Caso haja urgência, indica-se o uso de um tampão durante a coleta para que o sangue não contamine a amostra.

Já para exames laboratoriais que sejam de sangue, não existe nenhuma restrição. Porém, é muito importante informar o médico e o laboratório sobre o período menstrual. Isso porque alguns fatores variam durante o ciclo e influenciam o resultado.

4) Posso beber água durante o jejum?

Muitas pessoas não sabem, mas pode-se beber água durante o jejum para exames laboratoriais. Vale enfatizar que nos casos de exames de urina, o excesso de água dilui a urina e afeta o exame. Por isso, tome com moderação.

Lembramos que atualmente muitos exames já dispensam o jejum ou tem um tempo reduzido. Saiba mais aqui: http://vozza.com.br/saiba-tudo-sobre-o-jejum-para-fazer-exames/

5) Preciso parar de tomar meu remédio para fazer os exames?

O uso de medicamentos pode afetar o resultado dos seus exames laboratoriais. Os antibióticos, anti-inflamatórios e até mesmo a aspirina, por exemplo, interferem na coagulação do sangue. Este é um exame solicitado principalmente em pré-operatórios.

Dessa forma, é importante que você informe seu médico e verifique a possibilidade de suspender o uso por um período para a realização do exame. Caso não seja possível, avise o laboratório para que isso seja levado em conta no resultado.

6) Posso fazer meus exames de tarde?

Algumas pessoas preferem ir ao laboratório no período da tarde, que é quando o local fica mais tranquilo. Porém, saiba que existem alguns exames que devem ser necessariamente realizados pela manhã. O motivo é que algumas substâncias têm seu pico no organismo neste período.

Exames laboratoriais com jejum obrigatório ou hormonais, por exemplo, devem ser feitos pela manhã. Verifique com seu médico ou com o laboratório qual o melhor horário.

Ainda tem dúvidas?

Veja mais neste post: http://vozza.com.br/5-fatos-sobre-exame-de-sangue-que-voce-deveria-saber/

Se precisar, o Vozza conta com um WhatsApp para sanar suas dúvidas: 19 99114-0032.

Busque orientação junto ao seu médico e conte com o Laboratório Vozza para realizar os seus exames!