As alergias mais comuns da Primavera: saiba como prevenir

A Primavera pode ser um período muito bonito para alguns, mas sinônimo de problemas de saúde para outros. Isso porque a mudança de estação afeta diretamente o nosso organismo.

Na estação das flores, é comum que as alergias se manifestem de forma mais recorrente e até com mais gravidade. Elas são chamadas de alergias sazonais e podem ser desencadeadas principalmente quando o tempo fica mais quente, seco e com ventos.

Por isso, é importante que você saiba quais tipos de alergias existem e porque elas surgem. Conheça a seguir as alergias mais comuns da primavera e saiba como prevenir.

A Primavera

A Primavera é a época em que ocorre uma intensa florescência das árvores, assim como a polinização das plantas. E este é o grande vilão causador das alergias: o pólen.

Os grãos de pólen são carregados pelo vento e se espalham pelo ar. O aumento na quantidade desses grãos na atmosfera torna-se um grande incômodo para aqueles que já sofrem de alergias.

A mudança de temperaturas e o tempo seco também favorecem a proliferação dos ácaros. Estes seres microscópicos têm sua população aumentada nesta época de clima quente. Este fator quando aliado a umidade faz com eles fiquem concentrados principalmente nos tecidos como travesseiros e tapetes.

As alergias mais comuns da Primavera

Os grãos de pólen que ficam dispersos pelo ar penetram nas vias nasais. O sistema imunológico considera o pólen um inimigo e reage contra ele, causando as alergias. Essas alergias são conhecidas como sazonais e normalmente atingem jovens adultos.

Dentre as mais comuns estão as crises de asma e rinite alérgica. Os principais sintomas são os espirros frequentes, a coriza e a congestão nasal. Algumas pessoas podem ainda sentir falta de ar e um chiado no peito.

Outro problema bastante frequente é a conjuntivite alérgica. Ela normalmente provoca coceira e vermelhidão nos olhos. Algumas vezes este problema ainda pode causar secreção na mucosa, a produção de lágrimas em excesso assim como ardor.

Saiba como prevenir

Para prevenir as alergias mais comuns da Primavera, alguns cuidados simples e diários podem ser feitos. O principal deles é manter as vias nasais bem hidratadas, usando soro fisiológico. Esse soro consegue “lavar” todas as substâncias alergênicas que possam estar na narina e combater as alergias mais comuns da Primavera.

Outra dica é retirar tapetes, cortinas e bichos de pelúcia, que podem acumular ácaro. Além disso, diminua o uso de produtos químicos para limpeza, dando preferência para panos úmidos.

Para prevenir as alergias mais comuns da Primavera, você pode ainda usar óculos escuros. Lembre-se de usar o acessório principalmente quando andar ao ar livre.

Se possível, evite ficar perto de jardins e flores entre 5h e 10h da manhã. Este é o horário que a atividades de transporte do pólen é mais intensa.

Exames laboratoriais

Uma das maneiras de identificar se uma pessoa sofre das alergias mais comuns da Primavera é o exame de sangue. O resultado dos exames para detectar com antecedência o problema e pode ser essencial na escolha do tipo de tratamento.

Confie sempre no seu médico para solicitar as análises clínicas necessárias, avaliar sintomas e orientar o tratamento. Conte com o Laboratório Vozza para realizar os seus exames!