Check-up para a saúde da mulher

Na correria do dia a dia muitas mulheres se esquecem da importância de cuidar preventivamente da própria saúde. Mas o controle periódico pode ajudar a diagnosticar doenças que já estão instaladas mas que ainda não se manifestaram. Por isso é tão importante a realização do check-up para a saúde da mulher.

O que é o Check-up?

O objetivo do check-up é a prevenção de doenças por meio da realização de exames médicos periódicos. Dessa forma é possível ter uma visão real do estado da saúde e assim adotar medidas que melhorem a qualidade de vida da mulher. É a consulta médica que irá determinar o pedido destes exames de acordo com a necessidade.

O histórico familiar também é fundamental para a análise médica dos exames a serem solicitados com periodicidade. Doenças hereditárias ou que se apresentam com frequência em familiares próximos são determinantes na especificidade dos exames de rotina já que algumas doenças apresentam maior chance de cura quando detectadas em uma fase precoce.

Dentre as principais áreas em que se tem a necessidade de atenção constante no check-up para a saúde da mulher estão as doenças cardiovasculares, doenças hematológicas, alterações do metabolismo (para a verificação de diabetes, função hepática e renal) assim como a dosagem hormonal.

Veja os exames que devem ser realizados por faixa etária:

Após a primeira menstruação:

Papanicolau: O exame de Papanicolau deve ser realizado regularmente a partir dos 18 anos para prevenção do câncer cervical.

Dos 30 aos 40 anos:

Hormônios da tireoide: A partir dos 30 anos triplicam as chances da mulher de desenvolver distúrbios da tireoide. A doença pode ser diagnosticada por exame de sangue onde são realizadas as dosagens dos hormônios T3, T4 e TSH.

Colesterol e triglicerídeos: As doenças cardiovasculares são a causa da morte de 30% das mulheres acima de 40 anos. Por isso, a partir desta idade o exame de sangue para checagem das taxas de colesterol e triglicerídeos deve ser anual.

A partir dos 40 anos:

Mamografia: O exame para a detecção do câncer de mama deve ser realizado anualmente em mulheres a partir de 40 anos. Aquelas que possuem histórico da doença na família podem iniciar o exame preventivo a partir dos 35.

Glicemia: A glicemia analisa a taxa de açúcar no sangue sendo o exame essencial para o diagnóstico da diabetes. Mulheres com histórico da doença na família ou acima dos 45 anos que pertençam ao grupo de risco (que tenham taxas altas de colesterol e triglicérides, obesas e/ou sedentárias) devem realizar periodicamente este exame.

Exames para determinar a Menopausa: O exame avalia o hormônio FSH aliado aos sintomas como ondas calor e ausência de menstruação que podem determinar o início da Menopausa.

O Laboratório Vozza visa pelo bem-estar e pela qualidade de vida das mulheres. Por isso contamos com uma vasta lista de exames que fazem parte do check-up para a saúde da mulher. Agende o seu exame: (19) 3733-2400