Como é feito e para que serve o espermograma

Os homens em sua maioria têm certa resistência em procurar auxílio médico, seja qual for a questão. Assim, eles acabam deixando de realizar exames essenciais para a saúde como o espermograma. Entenda aqui neste texto qual a sua importância, saiba como é feito e para que serve o espermograma.

 

Saúde sexual e reprodutiva

O espermograma é um exame comumente solicitado por urologistas e profissionais de saúde reprodutiva. Seu objetivo é verificar as condições físicas e químicas do sêmen  humano e as propriedades específicas dos espermatozoides. Dessa forma, é possível identificar a natureza de algum problema de infertilidade e focar em tratamentos.

O exame ajuda ainda a avaliar as funções dos testículos e das glândulas seminais após a vasectomia. Esse é um procedimento que consiste na esterilização do homem impedindo-o de gerar uma gravidez futura. É importante ressaltar que o homem só deve realizá-lo quando tiver certeza. Isso porque apesar de não ser considerado definitivo, a eficácia da reversão pode depender muito do organismo e do tempo decorrido após sua realização.

 

Preparo para o espermograma

O preparo para esse exame não exige jejum. Porém, orientações prévias devem ser observadas de acordo com o objetivo do exame. Geralmente são exigidos de 3 a 5 dias de abstenção sexual e de qualquer tipo de ejaculação para garantir a qualidade e a quantidade do material a ser avaliado, por exemplo. No entanto, se o objetivo do exame for verificar os resultados da vasectomia, esse preparo já não é necessário.

Assim, fique atento ao seu pedido médico e às orientações do laboratório onde realizará o exame.

 

Como é feito 

Quando realizado em laboratório, o espermograma consiste na coleta do sêmen em um frasco esterilizado por meio da masturbação realizada em uma sala especialmente preparada. Para garantir a qualidade da amostra coletada, não é aconselhável colher a amostra em nenhum outro local que não seja o laboratório.

 

Quem deve fazer o exame

O exame deve ser realizado por homens de casais que suspeitam de infertilidade enquanto tentam conceber uma gravidez. O exame ainda pode ser realizado por aqueles que já a tem como uma condição comprovada e para tratá-la precisam conhecer a origem da infertilidade.

Para a concepção de um feto é necessário que um espermatozoide fecunde um óvulo. Para isso, é preciso que ele tenha certas características como uma boa capacidade de movimentação, formato adequado e uma boa capacidade de penetrar no interior do óvulo.

Esses aspectos são observados ao analisar o exame. Isso proporciona que o médico encontre um tratamento mais adequado para solucionar a infertilidade ou a própria dificuldade de concepção.

 

Resultados

A versão de análise de fertilidade masculina é mais fácil e rápida quando comparada a versão feminina do exame.

Entre seus resultados, podem ser observados diversos aspectos de duas formas:

  • Na análise macroscópica (a olho nu), podem ser analisados itens como a quantidade, cor e pH.
  • Já na forma microscópica (com o auxílio de aparelhos de aproximação), é possível detectar a presença de bactérias, glóbulos sanguíneos, além de analisar a morfologia e a capacidade de locomoção desses espermatozoides.

 

Todos esses itens são comparados às condições normais esperadas de um material como esse, e assim são obtidos os resultados.

 

O Laboratório Vozza tem toda a estrutura que você precisa para a realização do espermograma. 
Com total qualidade e discrição, você estará seguro e ainda contará com nosso diagnóstico de qualidade

Agende seu exame:  pelo WhatsApp (19) 99114.0032 ou pelo telefone  (19) 3733.2400