Como evitar doenças causadas por vírus com a chegada do outono

Uma nova estação pede novos cuidados. Veja aqui como garantir o máximo de bem-estar com a chegada do outono e ainda evitar doenças causadas por vírus.

 

Com a chegada do outono, aquela brisa fica mais fresca e dá vontade de tirar os casacos do armário e fechar portas e janelas pra ficar bem quentinho, não é mesmo?

O problema é que, apesar do aparente conforto, tomar essa medida pode prejudicar seu bem-estar e tirar a magia dessa estação! Então veja aqui algumas dicas para evitar as doenças causadas por vírus (entre outras) com a chegada do outono e garanta que só as folhas caiam nessa estação, e não a sua imunidade!

 

Entenda que tudo precisa estar no lugar!

Entre as transições das estações é comum que o corpo sinta a mudança brusca de temperatura e surjam pequenos sinais. Você pode notar, por exemplo, coriza, dores de cabeça, espirros etc.

Então é importante que você se prepare bem para essas variações e suas implicações na imunidade. Assim, você também evita o fácil contágio de doenças causadas por vírus.

Veja aqui então como manter sua imunidade lá em cima!

 

  • Alimente-se bem

Um bom equilíbrio nutritivo é super importante em todas as estações do ano. Porém, como no outono é comum o surgimento de doenças causadas por vírus, como a gripe, todo cuidado é pouco.

É importante também dar atenção especial para a alimentação balanceada de crianças e idosos. Afinal, eles fazem parte de um grupo de risco pois possuem um sistema imunológico mais frágil.

Mas isso não significa que o cuidado com a alimentação não seja necessário para todas as idades, heim!

Alimentar-se bem evita que o corpo fique vulnerável às contaminações comuns dessa época.

 

  • Lave bem as mãos

Parece coisa de mãe e é mesmo! Afinal, cuidado de mãe não é brincadeira.

Esse hábito pode parecer um pouco bobo ao ser lembrado, mas é importantíssimo. 

Higienize as mãos sempre antes das refeições e ao chegar em casa e no trabalho. Dessa forma, você evita levar os vírus e outros agentes infecciosos para seus ambientes de convívio comum.

Além da boa e velha dupla de água e sabonete, use também álcool em gel. Ele pode estar sempre à mão no dia a dia para evitar contágios e doenças causadas por vírus

 

 

  • Vacinas em dia

Seja qual for sua idade, qual foi a última vez que você conferiu sua carteirinha de vacinação?

Pois é, esse é outro recurso para você ficar atento se quiser garantir sua proteção para as doenças causadas por vírus neste outono.

Leve sua carteirinha até uma unidade de saúde e confira se está tudo em dia com um profissional.

 

Dicas bônus

  • Hidrate bem o organismo 

Uma boa hidratação é aquela feita dentro e fora do corpo. Isso mesmo, consuma água e hidrate sua pele regularmente.

Sabe aquela quantia de pelo menos 2L de água por dia? Ela vale pra qualquer época do ano!

Além disso, buscar a melhor forma de hidratação para sua pele é importante. Existem cremes específicos de acordo com o tipo de pele e também para as áreas do corpo. Ache a melhor opção para você.

 

  • Evite permanecer em locais fechados

 Como já dissemos, dá uma vontade de se esconder daquela brisinha fresca, não é mesmo? Mas é preciso tomar cuidado com a alta exposição às multidões e aos locais fechados. Esse tipo de ambiente facilita o contágio por doenças causadas por vírus, entre outras.

 

  • Use bacias de água e umidificadores

Essa dica vai além das doenças causadas por vírus e ajuda também quem sofre com as doenças respiratórias.

Usar uma bacia com água ou um umidificador é um baita de um recurso para combater o ar seco do outono. Com isso, você evita crises alérgicas entre outras doenças respiratórias.

 

 

Gostou de nossas dicas?
Sabe uma outra forma de cuidar de sua saúde de forma prática e humanizada?
Fazendo seus exames no Laboratório Vozza!
Medicina diagnóstica humanizada é nossa tradição.