Controle de Qualidade

O Laboratório Vozza segue procedimentos para garantia de qualidade, buscando melhorar continuamente seus serviços e colaborar para o diagnóstico preciso de seus clientes.

Programa Externo de Controle de Qualidade

O Laboratório Vozza foi um dos primeiros do País a aderir ao PELM (Programa de Excelência em Laboratórios Médicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, em 1977. Desde então, realiza controle externo de qualidade e recebe anualmente o Certificado de Proficiência em Ensaios Laboratoriais.

Ainda para seu controle de qualidade externo, o Laboratório Vozza envia periodicamente uma amostragem estatisticamente significante de seus soros, para análise em laboratórios de referência, confrontando com os resultados obtidos.

Estes procedimentos são fundamentais para verificar a eficiência de seu controle de qualidade interno, identificar a necessidade de adequações e monitorar seu desempenho frente ao mercado.

Programa Interno de Controle de Qualidade

Diariamente, a reprodutibilidade da fase analítica dos exames é monitorada, utilizando amostras-controle de qualidade. Cada equipamento tem um plano de manutenção preventiva, baseado nas orientações de seu fornecedor, incluindo calibração específica para cada ensaio, programação de novas técnicas e/ou kits e ajuste de valores de referência, quando necessário.

A armazenagem dos reagentes, inclusive no setor de estoque, é feita em ambiente climatizado com temperatura controlada.

A água reagente é tratada, filtrada e controlada diariamente com qualidade Tipo I, sendo mantida na condição adequada para utilização no processamento dos exames clínicos.