Dieta: como emagrecer com saúde?

Fazer uma dieta exige cuidado! Veja a seguir dicas importantes para você saber como emagrecer com saúde.

O verão está chegando e nesta época é muito comum as pessoas começarem a se preocupar mais com o corpo. A perda de peso é o resultado da combinação de fatores que envolvem muita disciplina. Iniciar uma dieta pode ser o primeiro passo para você emagrecer com saúde!

Mais do que a restrição de certos alimentos, a dieta envolve a mudança de hábitos. Com ela você aprende a se alimentar corretamente e de acordo com as necessidades do seu corpo. É por isso que para realizar uma dieta deve-se levar em conta diversos fatores.

Dieta e acompanhamento profissional de um nutricionista

O ideal para uma pessoa emagrecer com saúde é sempre contar com acompanhamento de um nutricionista. Este profissional será capaz de desenvolver uma dieta específica para o paciente, respeitando suas limitações, necessidades e preferências.

Ao planejar uma dieta, o nutricionista analisa aspectos como o histórico clínico e familiar, verifica se o paciente possui alguma intolerância alimentar ou se toma algum tipo medicamento, entre outros fatores. Esta análise ainda inclui a solicitação de exames laboratoriais como o hemograma, glicemia e de taxa de colesterol.

Através destas análises, o profissional portanto será capaz de compreender melhor o comportamento do corpo do paciente. Por isso, a dieta feita com um nutricionista além de ser muito mais efetiva no alcance dos resultados almejados, é a melhor forma de emagrecer com saúde.

Dicas simples para emagrecer com saúde

Embora a dieta deva ser desenvolvida por um profissional de acordo com as necessidades de cada pessoa, algumas dicas simples podem ajudar a emagrecer com saúde. Estes hábitos podem ser adotados por qualquer um e ajudam a ter muito mais qualidade de vida! Saiba quais são eles:

1) Tenha horários regulares para comer:

Seu corpo tem um ritmo chamado circadiano que é um período de 24 horas baseado no ciclo biológico. Ele envolve o apetite, a digestão e o metabolismo da gordura. Manter uma rotina de alimentação com horários regulares ajuda a manter esse mecanismo em funcionamento, regulando a fome e evitando o descontrole.

2) Beba muita água:

A água é uma importante aliada para emagrecer com saúde. Quando tomada antes da refeição, ela ajuda com a sensação de saciedade fazendo a pessoa comer menos. Além disso, os sais minerais presentes na água ajudam a eliminar substâncias não utilizadas pelo organismo.

3) Pratique exercícios físicos regularmente:

Busque uma atividade física que seja do seu agrado e torne ela um hábito! O ideal é que a prática seja realizada pelo menos 3 vezes por semana. No seu dia a dia, algumas tarefas também podem se tornar um ótimo exercício! Que tal parar uma quadra antes do seu escritório e caminhar um pouco? Você também pode trocar o elevador pelas escadas. São pequenas atitudes que podem te ajudar a emagrecer de forma saudável.

4) Conte com o apoio de amigos e familiares!

Você pode convidar outras pessoas para terem uma vida com mais saúde e como resultado ainda perderem peso! Chame um amigo ou alguém da sua família para ter uma rotina mais saudável tanto na alimentação como na prática de exercícios.

Vai fazer uma dieta com um nutricionista? Conte com o Laboratório Vozza para fazer seus exames!