Entenda os sintomas e saiba como tratar a anemia

 A anemia é um dos distúrbios mais comuns na medicina, ocasionado pela redução do número de glóbulos vermelhos no sangue. Mesmo sendo uma doença recorrente, ela pode causar complicações, e por isso é importante que você observe os sintomas e procure um médico para saber como tratar a anemia.

 

#Causas

A anemia pode ter as causas mais diversas, assim é importante que você fique atento ao seu histórico e o informe ao médico. Com a análise sanguínea correta e um bom bate-papo com um profissional da saúde é possível entender as causas e assim saber como tratar a anemia.

Veja aqui as possíveis causas da anemia:

Deficiência nutritiva: além do conhecido Ferro, a anemia pode ser decorrente de um quadro de deficiência no consumo de outros nutrientes como zinco, vitamina B12 e proteínas.

Gestação: principalmente durante o período de formação neural do bebê, a demanda por ácido fólico aumenta durante a gestão, e por isso pode gerar sua deficiência caso consumido em baixas quantidades, ocasionando anemia, já que o ácido fólico é um importante agente para a produção dos glóbulos vermelhos.

Menstruação: mulheres com o fluxo de menstruação intenso perdem mais sangue, logo, também perdem glóbulos vermelhos. 

Distúrbios intestinais: não basta ingerir, é preciso que seu corpo absorva os nutrientes necessários para manter um bom funcionamento do organismo, e problemas intestinais podem levar à má-absorção, podendo causar também deficiências nutricionais.

Outros fatores fisiológicos: doenças crônicas como câncer e insuficiência renal afetam a produção de glóbulos vermelhos.

#Sintomas 

Agora que você já conhece as possíveis causas, você pode ficar atento a uma possível pré-disposição para anemia. Lembrando que esse distúrbio deve ser devidamente diagnosticado por meio de exames e análises específicas.

Então fique atento, se você se encaixa em uma das condições anteriores e tem sintomas como os listados abaixo procure um médico:\

  • Fadiga;
  • Fraqueza;
  • Pele pálida;
  • Batida cardíaca rápida ou irregular;
  • Falta de ar;
  • Dor no peito;
  • Tontura;
  • Problemas cognitivos;
  • Mãos e pés frios;
  • Dor de cabeça.

#Como tratar a anemia

Há uma série de vitaminas e nutracêuticos que podem ser consumidos com indicação médica para tratar a anemia, porém existem também maneiras naturais de atenuar e cuidar de um quadro de anemia: 

Atenção ao baço: sabe aquela dor do lado superior esquerdo do abdômen, recorrente principalmente durante a realização de atividades físicas como corridas? É seu baço dando sinal de vida! Você sabia que o baço é o órgão responsável pela produção de glóbulos vermelhos? Pois é, cuide dele consumindo vegetais de folhas verdes como couve e acelga.

Consuma alimentos probióticos: esse tipo de alimento ajuda seu intestino a consumir melhor os nutrientes dos alimentos processados.

O astro principal – o Ferro: o nutriente não podia faltar na nossa lista! Invista em alimentos ricos na substância como, fígado, espinafre e acelga.

Reduza o estresse: você sabia que situações de estresse podem afetar o funcionamento do seu baço? E agora que você já sabe qual a importância do órgão na prevenção da anemia, cuide dele, da sua mente e da sua rotina! Diminua o estresse buscando formas alternativas de concentração e redução da ansiedade.

 

Agora que você conhece pontos muito importantes para o diagnóstico, tratamento e prevenção da anemia, fique atento aos sintomas e sua rotina.

 

Não se esqueça também que é importante consultar um médico e realizar um exame de sangue para comprovar o diagnóstico.

 

 

Conte com o Laboratório Vozza e cuide da sua saúde diariamente!