Exame médico periódico: quando deve ser realizado?

É certo que todos os colaboradores de uma empresa já tiveram que realizar o exame médico periódico. Mas quando ele deve ser realizado? Saiba tudo aqui!

Durante todo o período em que um colaborador permanece em uma empresa, é muito importante que sua saúde física e mental seja avaliada. Você sabia? E para isso, um exame médico periódico é fundamental.

Esse cuidado das empresas garante a integridade e a qualidade do trabalho que vem sendo prestado pelo funcionário. Afinal, com a saúde em dia, a rotina se torna mais leve e produtiva.

Então, se você quiser entender mais sobre o assunto, este texto é para você.

O que é um exame médico periódico?

O exame médico periódico é uma exigência legal do Ministério do Trabalho. Serve para avaliar se houve ou não alguma mudança na saúde de um colaborador, após algum tempo exercendo a atividade para qual foi contratado.

Qual é a importância do exame médico periódico?

O principal objetivo do exame médico periódico, como vimos, é proteger o colaborador. Ele é importante para prevenção e diagnóstico precoce das doenças ocupacionais. Ou seja, é uma ótima oportunidade para cuidar da saúde de todos de forma preventiva, além de realizar algumas adaptações no ambiente, caso seja necessário.

Com qual frequência deve ser realizado?

Normalmente, o intervalo estabelecido para a realização de um exame médico periódico pode variar de uma empresa para outra. Mas via de regra, poderá ser semestral, anual ou bienal – tudo dependerá do tipo de atividade e de fatores de risco aos quais o colaborador está exposto ao desempenhar sua função.

 Quais procedimentos são adotados no exame?

 No geral, os procedimentos são bastante simples. Em primeiro lugar, o colaborador preencherá uma ficha informando todas as doenças recentes e antigas que teve. Depois, ele passará por uma avaliação médica.

No entanto, como o exame médico periódico está relacionado ao risco que o trabalho oferece, pode-se pedir alguns procedimentos completares. Entre eles estão os exames laboratoriais, capazes de avaliar o impacto que a atividade exerce sobre a saúde do colaborador.

Abaixo estão alguns tipos de exames complementares mais comuns. Veja só:

  • Audiometria

É um exame realizado para detectar possíveis falhas ou perda de audição. É indicado para os colaboradores que exercem atividades em locais com pressão sonora (ruídos) acima do permitido.

  • Acuidade visual

Serve para identificar se o colaborador apresenta algum distúrbio na visão que pode provocar danos a si, aos seus colegas de trabalho ou a empresa.

  • Exames laboratoriais

Por último, os exames laboratoriais são aqueles realizados em laboratórios de análises clínicas. Por exemplo, os exames de sangue ou urina.

Eles podem identificar alguma doença ou outros problemas de saúde. A solicitação irá depender dos riscos aos quais os colaboradores estão expostos em sua rotina de trabalho.

E, para isso, um laboratório de confiança é essencial, não é mesmo? Então, conte com o Vozza!

Conte com o Laboratório Vozza para um atendimento corporativo

Sabia que o Laboratório Vozza oferece atendimento corporativo? Nossos objetivos são agilizar o processo da saúde no ambiente da sua empresa e facilitar seu dia a dia.

Para isso, realizamos exames admissionais, periódicos ou demissionais diretamente na sua organização. Também temos uma tabela especial de preços e faturamento dos exames.

Então, entre em contato conosco.