Exames laboratoriais: a importância de manter a saúde em dia

Aproveitando que 5 de agosto foi o Dia Nacional da Saúde, veja algumas dicas para cuidar da sua saúde

No mês que há uma data exclusiva para falar sobre a importância do cuidado com a saúde, nada mais propício do que alertar e orientar a população sobre o assunto. E para começar essa rotina, na maioria das vezes, exames laboratoriais podem ser grandes aliados.

Em um artigo publicado pelos diretores da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, foi revelado que 70% das decisões médicas se baseiam nos resultados dos exames laboratoriais. Assim, eles são usados para obter informações importantes sobre o estado de saúde do paciente e depois, se necessário, indicar um tratamento mais adequado.

Mas, afinal, você sabe o que são esses exames laboratoriais? Solicitados por um médico responsável e feito em laboratórios de análises clínicas, são um conjunto de testes e exames minimamente invasivos, por exemplo, o hemograma, o teste de gravidez, exame de urina, entre outros.

Podem ser realizados por farmacêuticos, biomédicos, bioquímicos e médicos. Apesar de estarem presentes na nossa rotina de cuidados com a saúde, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como se preparar para eles. Por esse motivo, reunimos algumas dicas para os mais solicitados. Confira!

Tipos de exames laboratoriais mais indicados

Mamografia

A paciente deve chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência ao laboratório. É importante que ela não tenha aplicado nas mamas ou axilas cremes, talcos e desodorantes. O ideal é que ele seja realizado após o período menstrual, já que a sensibilidade é menor. As mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez não podem realizar o procedimento. Caso esteja amamentando, as mamas devem ser esvaziadas uma hora antes.

Colesterol total ou fracionado

A taxa é descoberta por exames laboratoriais de sangue. Então, o ideal é que ele seja feito pelo menos uma vez por ano. Três dias antes, mantenha uma dieta mais leve e não consuma bebidas alcoólicas por 72h. Para crianças acima de 5 anos e adultos, o jejum deve ser de, no mínimo, 12h e, no máximo, 14h.

Hemograma

É destinado à análise das moléculas que compõem o corpo humano. Para esse exame, não é necessário um preparo anterior.

Glicemia

O teste serve para medir a taxa de açúcar no sangue e prevenir doenças como a diabetes, por exemplo. Não pratique atividades físicas 12h antes de realizar o exame e o jejum deve ser de, no mínimo, 8h e, no máximo, 14h.

Outra dica importante sobre os exames laboratoriais é quanto à ingestão de água. É importante lembrar que é permitido, sim, tomá-la em jejum, desde que moderadamente. Isso porque o excesso pode interferir em exames como o de urina. Agora, se o exame exigir algum tipo de anestesia, fica proibida a ingestão de líquidos.

Quanto ao jejum, nunca ultrapasse o período de 14h. Depois desse tempo, o organismo usa sua reserva e começa a queimar gordura e proteína, alterando os resultados dos exames.

Conte com o Laboratório Vozza para seus exames laboratoriais

Agora que você entendeu mais sobre a importância dos exames e testes para o cuidado com a sua saúde, conte com o Laboratório Vozza para realizá-los! Saiba mais sobre os tipos de exames que realizamos e veja como agendar seu horário.