O que causa infertilidade masculina: saúde do homem

A decisão está tomada: o casal resolve finalmente ampliar a família! Mas para quem planejou tanto, a espera pode ser algo difícil. Então, muitos casais começam a se preocupar com a possibilidade de infertilidade. Isso pode ocorrer com qualquer um, seja homem ou mulher. Daí a importância da investigação! Por isso, vamos falar sobre o que causa infertilidade masculina. Informe-se, entenda e liberte-se de preconceitos.

 

Duas pessoas, uma responsabilidade

Estima-se que 15% dos casais sofrem com algum problema de infertilidade. E atenção, nos referimos aos casais! Isso porque essa é uma questão que deve ser enfrentada entre parceiros.

Após o período de um a dois anos de tentativas, o casal deve procurar ajuda de um especialista. Assim, os dois precisam passar por uma avaliação. Ela com um ginecologista e ele com um urologista!

A investigação começa com algumas perguntas simples sobre a frequência das tentativas do casal e se há alguma dificuldade de ereção ou ejaculação.

Não tendo ocorrido nenhuma divergência nessa fase inicial, o casal é orientado a realizar alguns exames.

 

Espermograma

Como nosso foco aqui é falar sobre o que causa infertilidade masculina, vamos falar do exame realizado pelos homens: o espermograma.

Com ele, começamos a avançar no diagnóstico e a investigar as possíveis causas da infertilidade masculina.

Você pode entender um pouco mais sobre esse exame em outro texto nosso que fala sobre como é feito e para que serve o espermograma.

Antes de entender o que causa infertilidade masculina é importante ter em mente que isso não pode ser encarado como irreversível. Afinal, dependendo da causa, o caso pode sim ser revertido com tratamento.

 

O que causa infertilidade masculina

Com a idade mais avançada podem surgir doenças, distúrbios hormonais e a consequente ingestão de certos tipos de medicamento. Esses fatores influenciam diretamente na contagem do número de espermatozoides produzidos.

Mesmo com tratamentos para estimular a produção feminina de óvulos, ainda não existem respostas científicas à altura para ampliar a produção de espermatozoides.

Por isso, é melhor ficar atento aos fatores que influenciam essa produção. Alguns exemplos são o tabagismo, o consumo de anabolizantes, as drogas recreativas, a obesidade, o estresse e a má nutrição.

 

Entre outras possíveis causas estão:

 Diminuição do número de espermatozoides;

 Pouca mobilidade dos espermatozoides;

 Espermatozoides anormais;

 Ausência da produção de espermatozoides;

 Vasectomia;

 Dificuldade na relação sexual;

 Doenças sexualmente transmissíveis.

 

Infertilidade sem causa aparente

O que causa infertilidade masculina pode ser um mistério para muitos casais. Afinal, depois de muitas análises diversos casais ainda se veem sem resposta alguma.

Mas o que fazer então quando o casal é diagnosticado como saudável e ainda sim não engravidam? São casos raros, mas podem ocorrer!

A infertilidade sem causa aparente ocorre devido a uma possível má interação entre os dois gametas. Isso impede a fertilização ou a fixação do óvulo no útero.

 

Mais que o tratamento físico

Após descobrir o que causa infertilidade masculina é normal que muitos homens passem por um período de certa instabilidade emocional. Os sentimentos de culpa e de insegurança são frequentes, o que muitas vezes provoca problemas familiares.

Mas é importante encontrar o equilíbrio e a solução ideal entre o casal. Isso porque existem tratamentos e técnicas avançadas de concepção e que podem ajudar na realização desse sonho.

Mais do que o controle, os homens que passam por essa situação necessitam entender que não precisam enfrentar a situação sozinhos. Conte sempre com um especialista e a ajuda de sua companheira.

 

Você também pode contar com o Vozza para um diagnóstico com respeito, qualidade e discrição.