O que é PSA e por que ele ajuda no diagnóstico do câncer de próstata?

Em um mês dedicado especialmente ao Novembro Azul, não poderíamos deixar de falar sobre um dos cânceres que mais acometem os homens: o de próstata. Além do exame de toque retal, existe também outro exame, que é capaz de diagnosticar a doença ainda no início. Saiba o que é PSA e qual é sua importância para a saúde masculina.

Veja as dicas que o laboratório Vozza preparou para você.

O que é o câncer de próstata?

Antes de saber o que é PSA, entenda primeiro sobre o que é o câncer de próstata.

Essa doença é considerada o tumor mais comum entre os homens acima dos 50 anos. Isso porque, entre os fatores de risco, estão idade avançada, histórico familiar, fatores hormonais e ambientais e hábitos alimentares inadequados. Dessa forma, uma dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas, sedentarismo e excesso de peso podem contribuir para o surgimento dessa doença.

Quando está no começo, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Porém, quando atinge estágios mais avançados, pode causar alguns problemas. Por exemplo, dificuldade para urinar, sangue na urina, necessidade de fazer xixi mais vezes durante o dia ou à noite e diminuição dos jatos de urina.

Logo, antes de saber o que é PSA, é importante que os homens adotem uma rotina de cuidados com a saúde que possa prevenir o aparecimento desse tipo de tumor. Alguns deles são uma alimentação saudável, atividades físicas, e claro, check-ups em dia.

Mas afinal, o que é PSA?

PSA é uma sigla para Prostate-Specific Antigens, em português, antígenos específicos da próstata. Eles são uma proteína produzida pelo próprio tecido prostático.

Quando há um aumento considerável da próstata, os níveis dessa substância aumentam e são detectados no exame. A questão é que a próstata naturalmente aumenta com o passar dos anos (a chamada hiperplasia benigna da próstata), além de também sofrer alterações em casos de infecção ou inflamação, ou ainda com o surgimento do câncer.

Dessa maneira, o aumento do PSA, caso detectado pelo exame de sangue, pode indicar um caso de câncer de próstata. É por isso que ele é o primeiro passo no processo de diagnóstico dessa doença.

Segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), um nível de PSA considerado saudável para os homens deve ser inferior a 4ng/ml.

Para que serve o exame de PSA?

A análise do PSA é um exame de sangue, pedido logo no começo das investigações médicas de câncer de próstata. Seu objetivo primário é diagnosticar o surgimento da doença, principalmente em homens que não apresentam sintomas claros. No entanto, também pode detectar outros problemas de saúde, como a hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata) e a prostatite.

Como é feito o exame?

Para a realização desse exame, uma amostra de sangue é colhida e enviada para um laboratório de confiança para análise. De uma forma geral, os médicos costumam pedir a medição do PSA total. Porém, em alguns casos, é solicitada também a quantidade de PSA livre.

O resultado

Além de saber o que é o PSA, também é importante saber entender o resultado. Assim, será possível obter um diagnóstico preciso sobre o câncer de próstata.

Segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), um PSA total é normal quando está em até 4 ng/ml. Caso esteja acima de 10 ng/ml, o médico pode solicitar uma biópsia para um diagnóstico mais preciso do câncer de próstata.

Não se esqueça de que a análise completa desse exame deve ser feita somente por um profissional de saúde, que poderá avaliar especificamente seu caso. Isso porque a taxa de PSA costuma aumentar naturalmente com a idade. Além disso, alguns casos de câncer podem nem apresentar alterações significativas nos níveis dessa substância. Por isso, a interpretação dele deve ser feita de forma individualizada.

Conte com o Laboratório Vozza para cuidar da sua saúde

Agora que você já sabe o que é o PSA e o quão importante é este exame para o diagnóstico do câncer de próstata, conte com o Laboratório Vozza para manter seus exames em dia e cuidar da sua saúde como ela merece: com atenção.