Obesidade: causas, sintomas e tratamento

Considerada uma epidemia mundial, essa é uma doença que tem preocupado a população e as organizações de saúde. Venha entender mais sobre ela!

Dia 14 de outubro é considerado o Dia Nacional da Prevenção à Obesidade. No Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que mais de 50% da população, atualmente, sofra com ela ou com o sobrepeso.

E engana-se quem pensa que são só os adultos que podem desenvolver esse problema! As pesquisas revelaram também que cerca de 15% das crianças estão acima do peso.

Por esses motivos, você sabia que doença chegou a ser considerada um dos maiores problemas de saúde pública do mundo? Logo, adotar medidas preventivas para reverter esse quadro é algo extremamente necessário.

Nesta matéria te explicaremos tudo sobre ela: os sintomas, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento. Confira!

Mas afinal, o que é a obesidade?

A obesidade é considerada uma doença crônica, causada por diferentes fatores, e que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no corpo.

Na maioria das vezes, ela pode acabar desencadeando outros problemas graves de saúde como o câncer, a hipertensão arterial, as doenças cardiovasculares, a apneia do sono e até a diabetes tipo 2.

Sintomas

Não são só as roupas mais apertadas ou a silhueta maior que indicam que uma pessoa está acima do peso.

Esteja atento também a outros sinais que acompanham o excesso de peso, como sono excessivo durante o dia, dores articulares (principalmente na coluna e nas pernas), cansaço físico, suor exagerado, refluxo e dificuldade para andar. Se apresentar um deles, é bom tomar cuidado e procurar ajuda!

Fatores que causam obesidade

Ela pode ser causada por inúmeros fatores. Dentre eles estão a predisposição genética, as dietas ricas em gordura, a falta de atividades físicas e as alterações endócrinas (como o hipotireoidismo).

Diagnóstico

 Normalmente, é feito através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), que consiste em dividir o peso (em Kg) da pessoa pela sua altura (em metros) ao quadrado.

Segundo a OMS, quando o resultado está entre 25,0 e 29,9 kg/m2, existe sobrepeso. Acima desse valor, pode-se dizer que há um quadro de obesidade. Por isso, consulte um profissional de saúde para avaliar esse e outros índices. Só ele poderá diagnosticar a doença corretamente.

Além disso, um check-up tradicional de exames de sangue feitos em um laboratório de confiança como o Vozza, por exemplo, colaboram para o diagnóstico das doenças associadas.

Prevenção

Não adianta: as melhores formas para combater a obesidade é adotar um estilo de vida mais saudável.

Entre essas medidas estão, por exemplo, uma menor ingestão de calorias e a pratica de atividades físicas diariamente. Vale lembrar também que essas mudanças não só provocam uma redução de peso, como também irão contribuir com a sua saúde como um todo.

Conte com o Laboratório Vozza para manter sua saúde em dia

Agora que você entendeu mais sobre a obesidade, conte com o Laborátorio Vozza para realizar os seus exames médicos. Essa é uma boa maneira de manter sua saúde sempre em dia. Converse com seu médico, acesse o nosso site e agende um horário!