Quais são os sintomas do colesterol alto? Entenda e saiba como se cuidar

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o colesterol também é importante para o bom funcionamento do organismo. Porém, o grande problema está no excesso dessa substância, que aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Então, continue lendo este texto e aprenda a identificar os sintomas do colesterol alto e a preveni-lo.

Veja só as dicas do Laboratório Vozza!

O que é o colesterol?

Antes de saber quais são os sintomas do colesterol alto, vamos entender melhor sobre essa substância e como ela age no organismo.

Podemos dizer que o colesterol é uma gordura produzida pelo fígado, benéfica para o corpo. É ele que compõe as membranas celulares e é responsável pela produção de bile (fluído que ajuda na digestão), hormônios sexuais, vitamina D, testosterona e cortisol.

Entretanto, assim como outras substâncias, seu excesso faz mal. Isso porque pode provocar o endurecimento e o espessamento das artérias, alterando o fluxo sanguíneo e possibilitando seu entupimento por coágulos.

É por esta razão que o colesterol pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como AVC, infarto, embolias, entre outras.

Quais são os sintomas do colesterol alto?

 O colesterol alto é uma doença silenciosa. Ou seja, na maioria das vezes ele acaba avançando sem que a pessoa perceba.

Isso significa que é muito difícil identificar os sintomas do colesterol alto. No entanto, em algumas situações, o que pode acontecer é a formação de nódulos nos tendões (xantomas) e manchas amarelas em volta dos olhos (xantelasmas). Eles são causados devido à formação das placas de gordura nas artérias, que já são uma decorrência do excesso de colesterol e indicam que essa condição está em um estágio muito avançado.

O colesterol alto também pode atingir as artérias coronarianas, por exemplo. Nesse caso, ele pode ocasionar um infarto, cujos sintomas são, na maioria das vezes, dores no peito, falta de ar, sudorese e palpitações.

Dessa forma, justamente por não ser possível identificar os sintomas do colesterol alto, é imprescindível prestar ainda mais atenção nas medidas de prevenção.

Quais são as principais causas e como preveni-las?

Os altos níveis de colesterol podem ser causados por muitos fatores. Entre eles estão a predisposição genética, a alimentação rica em gorduras e açúcares, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, diabetes e até alterações na tireoide.

Por isso, a melhor forma de prevenção é adotar uma rotina de atividades físicas, manter uma alimentação saudável e equilibrada, além de manter os exames de sangue em dia.

Isso porque, já que não é possível identificar os sintomas do colesterol alto, é imprescindível realizar exames laboratoriais frequentemente. Só assim é possível identificar se há alguma alteração ou não nesses níveis.

Como é feito o diagnóstico?

Como não existem sintomas do colesterol alto visíveis e claros, a melhor maneira de diagnosticá-lo é através do exame de sangue.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o nível de colesterol no sangue é considerado normal quando se mantém até 190 mg/dI para o colesterol total e 130 mg/dI para o colesterol LDL (ruim) em pessoas que são consideradas de baixo risco.

Lembrando que o bom colesterol, conhecido como HDL, não pode ficar abaixo de 40 mg/dI. Afinal, ele age como um importante antioxidante e auxilia na saúde do intestino e no reparo das células.

Conte com o Laboratório Vozza para os cuidados com a sua saúde

Então, agora que você já sabe mais sobre o colesterol e entende por que é muito importante realizar seus check-ups regularmente, conte com um laboratório de confiança como o Vozza  para manter sua saúde sempre em dia. Agende seu exame!