Rinite alérgica sazonal: dicas para prevenir

Entre as trocas de estação, os casos de rinite alérgica sazonal costumam aumentar bastante. Então, os cuidados com a saúde são imprescindíveis. Veja como se cuidar!

O período de transição entre o inverno e a primavera normalmente é marcado pela rinite alérgica sazonal. E quem sofre com ela sabe o quanto isso é ruim! Assim como outros tipos de alergias e rinites, ela é caracterizada pela inflamação no nariz devido à exposição a alérgenos como a poeira, o mofo, fumaça de cigarro, ácaros e pólen.

Em específico na primavera, os casos são ainda mais comuns. Afinal, é quando o pólen transportado pelo ar está em maiores níveis na atmosfera por causa da intensa florescência das árvores e da polinização das plantas.

Para você que convive com a rinite alérgica sazonal, saiba como se cuidar para ficar tranquilo durante essa estação. Anote as dicas a seguir:

                 Rinite alérgica sazonal: veja 5 dicas para se prevenir!

  • Arcondicionado

 O ar-condicionado em temperatura ambiente pode ser um bom aliado contra a rinite alérgica sazonal, sabia? Isso porque ele retém as partículas de poeira e pólen em seu filtro, o que ajuda a criar uma barreira de proteção no ambiente. Se possível, utilize também um umidificador, assim você evita que o ar seco prejudique ainda mais a situação!

  • Elimine os ácaros

Mantenha a casa, em especial os armários, sempre seca, limpa e arejada. Essa é uma boa solução para acabar com a proliferação de ácaros e, consequentemente, evitar a rinite alérgica sazonal. Lembre-se: eles se alimentam dos restos de pele que se misturam à poeira e gostam de ambientes quentes e úmidos, por isso tente eliminar essas possibilidades!

  • Troque as roupas de cama

 Por falar em ácaros, roupas de cama como lençóis, travesseiros e cobertas são lugares perfeitos para eles. Por essa razão, é muito importante trocar e lavar a roupa de cama com água quente ao menos uma vez na semana, certo?

  • Evite aromas fortes

 Perfumes e produtos químicos, como os de limpeza, por exemplo, costumam ter um cheiro muito forte, o que pode agravar uma crise de rinite alérgica sazonal. Por este motivo, prefira aqueles com aromas mais neutros e suaves.

  • Higiene

 Por último, uma dica que parece muito simples, mas que ajuda e muito: lave o nariz com frequência, usando soro fisiológico. O líquido limpa as impurezas e reduz os efeitos da poeira e do pólen que estão no ar, ajudando a evitar a tão temida rinite.

Como saber se estou com rinite alérgica sazonal?

Todas as dicas acima ajudam a prevenir as crises alérgicas, não é verdade? Mas antes é muito importante que você conheça as causas dessa e de outras alergias. Só assim você poderá ter um tratamento adequado!

Uma das maneiras de descobrir isso é através dos exames laboratoriais.

Caso não seja possível realizar o teste cutâneo, que pode apresentar uma reação alérgica grave, os exames de sangue especiais são uma boa alternativa. Eles medem os níveis de substâncias específicas relacionadas às alergias, principalmente a imonuglobulina E (IgE), um anticorpo produzido pelo organismo para combater os alérgenos.

 

Conte com o Laboratório Vozza para os

exames de detecção da rinite alérgica sazonal

Gostou das nossas dicas? Agora que você sabe como prevenir a rinite alérgica e como é feito o diagnóstico, conte com o Laboratório Vozza para realizar todos os seus exames.

Saiba mais sobre os tipos de exames que realizamos e veja como agendar seu horário.