Como prevenir um AVC? Confira nossas dicas!

Você sabia que no dia 29 de outubro é celebrado o Dia Mundial do AVC? Responsável pela morte de seis milhões de pessoas no mundo a cada ano, o Acidente Vascular Cerebral se caracteriza pela falta de irrigação sanguínea em uma parte do cérebro. Mas, apesar dos seus sintomas surgirem repentinamente, é muito importante saber como prevenir um AVC para evitar ao máximo esse tipo de doença.

Por isso, o Vozza separou algumas dicas que podem ajudar a reduzir os riscos e garantir uma vida mais saudável. Confira!

1. De olho na hipertensão

A pressão alta é, sem dúvida, a principal desencadeadora de um acidente vascular cerebral. Devido ao fluxo mais forte de sangue, as paredes internas das artérias podem sofrer traumas. Essas pequenas lesões podem obstruir a passagem do sangue ou até mesmo romper a parede da artéria.

Para controlar a pressão alta, adotar alguns hábitos saudáveis, como reduzir o consumo de sal e praticar exercícios, é uma boa dica.

2. Cuidado com o cigarro

Para você que fuma e está se perguntando como prevenir um AVC, saiba que o cigarro é um outro risco para o surgimento da doença. Isso porque algumas substâncias presentes na nicotina fazem com que a coagulação do sangue aumente.

Isso facilita a formação dos chamados “trombos”, que prejudicam o fluxo sanguíneo e aumentam as chances de um derrame. Mulheres que fazem uso de contraceptivos orais também devem estar atentas, já que eles contêm hormônios que também interferem na coagulação sanguínea.

3. Reduza o colesterol

Altos níveis de colesterol podem aumentar o espessamento e o endurecimento das artérias, favorecendo o aparecimento dos coágulos. Além disso, o excesso de colesterol no sangue também pode fazer com que placas de gordura se acumulem nas paredes arteriais, dificultando o fluxo sanguíneo.

Por isso, reduza os níveis de colesterol. Evite alimentos fritos, industrializados, ricos em gorduras saturadas e trans e beba sempre muita água.

4. Tenha uma alimentação saudável

Por falar em colesterol, manter uma alimentação saudável é outra ótima dica para evitar a doença. Mas então como prevenir um AVC através da alimentação? O primeiro passo é reduzir o consumo de sal. Depois, aumente o consumo de fibras (aveia, arroz, pães integrais, cereais) e evite as carnes com muita gordura.

Controlar o consumo de açúcar também é muito importante, já que a diabetes é um dos principais fatores de risco de um AVC. Além disso, inclua frutas e vegetais em sua dieta. O ideal é comer de 5 a 8 porções de frutas e vegetais em um dia.  Mas lembre-se de consultar um profissional para verificar as suas necessidades.

5. Controle o seu peso 

O sobrepeso e a obesidade podem desencadear algumas complicações como hipertensão, doenças cardíacas, colesterol alto e diabetes, fatores de risco do AVC.

Assim, estar sempre atento à balança e prezar por uma rotina mais saudável e menos sedentária é uma boa dica de como prevenir um AVC.

6. Pratique atividades físicas regularmente

Ligada a todas as dicas anteriores, a prática de exercícios físicos auxilia no controle de peso, na saúde do coração, na formação dos coágulos sanguíneos e na redução dos riscos de hipertensão e diabetes.

Além de evitar as chances de um acidente vascular cerebral, a prática de atividades físicas também auxilia em nossa saúde física e mental. Mas lembre-se: nada de fazer aquilo que você não gosta! Escolha aquele exercício que mais te dá prazer, independente de qual seja.

Para garantir resultados e diagnósticos precisos, conte com um laboratório de qualidade. Há 50 anos aliando qualidade e comprometimento, o Laboratório Vozza visa sempre uma relação humanizada com o paciente. Fale conosco!