Saiba tudo sobre o jejum para fazer exames

É normal as pessoas terem dúvidas a respeito quantas horas de jejum são necessárias para a realização de exames de sangue. Atualmente, não existe mais um período determinado para todos os exames. Alguns podem ser realizados com 3 horas sem se alimentar, enquanto outros não precisam de jejum prévio. Cada exame tem as suas recomendações específicas, por isso saiba tudo sobre o jejum para fazer exames.

Por que fazer jejum?

O jejum para fazer exames de sangue surgiu como uma forma de padronizar os valores normais do organismo humano. Isso porque tanto o gasto energético quanto o metabolismo são diferentes de pessoa para pessoa.

Inicialmente, foi determinado o período de 12 horas de jejum para fazer exames de sangue já que esse era considerado o tempo máximo que uma pessoa normal levaria para metabolizar todo o alimento ingerido na última refeição.

O motivo da flexibilidade do tempo de jejum atualmente são os avanços nos equipamentos, nos reagentes químicos assim como nas análises. A melhoria destes processos permitiu que alguns exames tivessem o período de jejum alterado.

Além disso, o exame precisa refletir o estado metabólico cotidiano do paciente em suas condições normais de dieta. A mudança no tempo de jejum para fazer exames traz benefícios para o paciente que pode evitar o desconforto de ficar sem comer por um período prolongado além de poder realizar o exame em horários mais flexíveis.

Para fazer exames, tem que estar quantas horas de jejum?

O que vai determinar quantas horas de jejum será necessário é o tipo do exame e, principalmente, as recomendações do médico que o solicitou. Geralmente o jejum é indicado para os exames que podem gerar resultados diferentes quando associados a alimentação.

Por exemplo, enquanto o exame de glicemia de jejum exige um jejum de 8 horas a 14 horas, o testosterona total precisa de apenas 4 horas. Já o Hemograma não tem a necessidade do jejum após uma refeição leve. O Beta HCG também não precisa de jejum prévio.

Além disso, existem exames que precisam de cuidados adicionais. Para a realização de determinados exames é necessário, por exemplo, que se fique pelo menos 24 horas sem praticar exercícios físicos intensos antes da coleta do sangue para se evitar alterações no resultado.

Cuidados especiais

Antes de realizar um exame, nunca fique mais de 14 horas sem se alimentar. Depois deste período o organismo começa a usar as reservas energéticas como proteína e gordura, o que pode alterar os resultados.

Outro cuidado importante é evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumar cigarros na véspera do exame. Atenção especial com medicamentos já que alguns podem também interferir nos resultados.

Apesar de muitos acreditarem que não se pode ingerir água durante o jejum, o consumo pode ser realizado com moderação apenas para saciar a sede, já que beber água em excesso também pode alterar o exame.

No nosso site você pode verificar quantas horas de jejum são necessárias para realizar o seu exame, acesse:

http://187.72.199.28/cache01/csp/vozza/MV.FC.cls?w3Exec=WLR010

Vale enfatizar que sempre se deve seguir a recomendação médica. É o médico que irá avaliar a necessidade do jejum para fazer os exames baseada em sua real utilidade para o resultado.