Tipos de diabetes: como evitar e como tratar

A diabetes é uma doença silenciosa, que pode levar anos para se manifestar. Nos últimos dez anos o número de casos dobrou no país, atingindo pacientes de todas as idades e acentuando-se entre a meia idade e a velhice. O aparecimento de vários tipos de diabetes possui diversos fatores associados, como o histórico familiar, alimentação e até mesmo fatores emocionais.

Descubra aqui o que é, como evitar e como tratar alguns tipos de diabetes:

 

Diabetes: o que é?

A doença se caracteriza como uma síndrome metabólica causada pela dificuldade do pâncreas em produzir insulina. Ela pode ser causada também pela incapacidade da substância de cumprir com sua função. Essas duas situações ocasionam o aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicose). A diabetes é uma doença crônica que pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue. Ela precisa ser tratada a longo prazo e muitas vezes não há a possibilidade de cura.

 

Tipos de diabetes

Existem vários tipos de diabetes. A possibilidade de cura varia de acordo com sua classificação. Entenda como ocorrem alguns tipos de diabetes:

  • Pré-diabetes – é um estado no qual o indivíduo possui propensão a desenvolver diabetes a qualquer momento de sua vida. Isso caracteriza-se como um nível intermediário entre o estado saudável e a diabetes tipo 2.
  • Diabetes tipo 1- neste caso há uma predisposição genética ou uma deficiência do organismo em produzir insulina corretamente. O Tipo 1 não apresenta pré-diabetes, podendo se desenvolver em qualquer idade.
  • Diabetes tipo 2- também conhecida como resistência à insulina, a diabetes tipo 2 combina a deficiência na ação da substância ou a ausência de sua secreção. Ela pode ser tratada com medicamentos, mas existe a possibilidade de agravamento ao longo da vida.
  • Diabetes gestacional – como o próprio nome já sugere, a diabetes gestacional ocorre durante a gravidez, podendo ou não permanecer no pós-parto. Ainda não há uma explicação concreta sobre por quais motivos o nível de glicose cresce durante este período. Isso pode estar relacionado a algum tipo de resistência à insulina.

 

Tratamento

Assim como o aparecimento, o tratamento varia também de acordo com os tipos de diabetes. Para o Tipo 1, utiliza-se a aplicação de insulina de 2 a 3 vezes ao dia; no Tipo 2, o indivíduo consome medicamentos hipoglicemiantes, que colaboram para o controle e a produção de insulina pelo pâncreas. No diabetes gestacional, às vezes é necessário fazer a ingestão de insulina. Porém seja qual for o tipo de diabetes, o tratamento envolve além do consumo de medicamentos, uma dieta controlada. Essa dieta pode ser associada a alimentos como farinha de casca de maracujá e linhaça, para o controle glicêmico.

 

Prevenção

Melhor do que tratar é prevenir sempre que possível. Por isso, aqui vão algumas dicas para evitar o aparecimento da diabetes:

  • Pratique atividade física regularmente e controle o seu peso, bem como a pressão arterial;
  • Fuja de uma dieta rica em açúcares e gorduras;
  • Fique atento a sua rotina e certos hábitos. O stress e o alcoolismo afetam diretamente o surgimento de diabetes;
  • Considere sempre seu histórico familiar e realize exames regularmente para acompanhar os níveis de glicemia.

 

Não seja surpreendido e antecipe-se na prevenção do diabetes! Conte com o Vozza e agende seu exame: (19) 3733-2400.